O brasiliense pode comemorar: o Vivo Open Air está de volta à Capital Federal para sua terceira edição em solo candango. Depois de 2005 e 2013, o Pontão do Lago Sul recebe mais uma vez o maior festival de cinema ao ar livre do mundo, entre os dias 04 a 22 de maio. O evento, que une sétima arte a atrações musicais e gastronomia, acontece sempre de quarta-feira a domingo, com ingressos a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).
A programação cinematográfica do evento trará filmes para todos os gostos projetados em uma supertela de 325 metros quadrados – equivalente ao tamanho de uma quadra tênis, que conta com projeção digital e potente sistema de som, composto de 28 caixas Dolby Digital Surround®. Graças a um aparato tecnológico importado da Suíça, a tela (que no início de cada sessão permanece na posição horizontal) é içada em poucos minutos, por meio de um sistema hidráulico. Quando levantada, fica da altura impressionante de um prédio de 6 andares.
As atrações da sétima arte previstas na programação do Vivo Open Air se dividem entre lançamentos, filmes atuais aclamados pela crítica e público, clássicos e infantis. Muitas das sessões serão precedidas por curtas metragens na mesma linha descrita para os longas. Em algumas datas são exibidos dois longas na mesma noite. É importante ressaltar que, neste caso, os ingressos serão vendidos separadamente. Nos domingos estão previstas ainda várias atividades no espaço Recreação Infantil.
Filmes para todos os gostos
A primeira semana chega com grandes sucessos recentes, não somente nas salas de cinema, como também concorreram em categorias diversas do Oscar 2016. E para começar em grande estilo, o Vivo Open Air traz Spotlight, melhor filme do ano, na primeira noite em que o evento abre suas portas ao público (quinta-feira, dia 05 de maio). Na sexta é a vez do melhor ator do ano, Leonardo de Caprio, brilhar na supertela do Festival com O Regresso. O sábado tem sessão dupla com o ganhador de melhor trilha sonora, 007 Contra Spectre, seguido pelo cultuado Blade Runner - O Caçador de Andróides, na Sessão Especial. O Menino e o Mundo – brasileiro indicado à melhor animação – abre a programação do domingo, que termina embalada pelo saudoso Dirty Dancing. Os curtas da semana são: Até a China, na quinta (05), Malária e Kidchup, na sexta-feira (06), e Guida no domingo (08).
Já a segunda semana do evento, que acontece entre os dias 11 e 15 de maio, começa na quarta-feira com a pré-estreia de A Vigança Está na Moda, que traz Kate Winslet em uma comédia dramática dirigida pela australiana Jocelyn Moorhouse. No dia seguinte o Vivo Open Air faz uma homenagem ao lendário David Bowie em sessão dupla com The Hunger (Fome de Viver) e Labirinto na sequência. A vibe dos clássicos abre espaço para o indicado a cinco estatuetas, A Grande Aposta, que será exibido na sexta-feira (13). O grande sucesso Star Wars VII – O Despertar da Força abre a sessão dupla do sábado, que conta ainda com o drama Apocalipse Now Redux, de Francis Ford Coppola – cujo elenco reúne ninguém menos que Marlon Brando, Harrison Ford, Martin Sheen, Robert Duval e Dennis Hopper. O domingo tem ainda a animação Os Minions e o famoso suspense O Silêncio dos Inocentes. Os curtas que abrem sessões durante a semana são Som Guia (11), O Fim do Verão (12) e Cidade Nova (13/05).
Para encerrar o Festival em alto nível, a programação do Vivo Open Air tem várias surpresas que começam já na quarta-feira (18) com a sensível película dramática Pais e Filhas, onde Russell Crowe vive um recém-viúvo, mentalmente instável, que cria sozinho sua filha de cinco anos de idade. Na quinta é dia para um clássico de primeira grandeza: O Iluminado, de Stanley Kubrick. Na sexta é a vez de A Garota Dinamarquesa envolver o público brasiliense com sua narrativa emocionante. Já na sessão dupla de sábado, Batman X Superman é a opção para aqueles que curtem aventura e muita ação, enquanto o clássico Cinema Paradiso traz a beleza e o encanto do cinema para a nossa tela gigante. O desfecho do Festival só poderia ser com um grande sucesso. E como domingo é dia de família, Frozen vai fazer adultos e crianças se emocionarem com as peripécias vividas pelas princesas Anna, Elza e o hilário boneco de neve Olaf. Dá Licença de Contar, Ed e Pele de Pássaro são os curtas de abertura dos dias 18, 19 e 20 de maio, respectivamente.
Shows
Quem já esteve em uma das duas edições candangas (2005 e 2013), sabe que o Vivo Open Air também é sinônimo de boa música. No palco do evento estão previstas atrações nacionais e locais. A cantora Céu e os pernambucanos Los Sebosos Postizos estão entre os artistas de fora. Já a prata da casa promete bons momentos de descontração, sendo representada com o melhor da música instrumental made in Brasília: Funqquestra, Instrumental Passo Largo, Esperando Rei Zula, Muntchako e Trio Gyra Sol também marcam presença no palco especialmente construído para encantar o público que sabe que uma boa “trilha sonora” é sempre a pedida perfeita para deixar uma sessão de cinema muito mais gostosa.
Obs.: O evento acontece mesmo em caso de chuva.
Regulamento:A aquisição do presente ingresso implicará na aceitação das seguintes normas e condições: - CANCELAMENTO: o evento acontece mesmo com chuva. Em caso de fortes chuvas e/ou ventania, a organização do VIVO OPEN AIR poderá optar pelo cancelamento da exibição do filme. Somente caso a sessão não se realize, o valor do ingresso poderá ser devolvido no prazo mínimo de 24 horas.- CENSURA PARA OS FILMES: de acordo com a classificação etária de cada filme. Consulte a programação.- CENSURA PARA OS SHOWS: para shows a censura será de 18 anos. - BEBIDAS: é obrigatória a apresentação do documento de identidade original para venda e consumo de bebida alcoólica. É proibida a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, assim como é proibido entrar com bebidas e alimentos dentro do evento.- MEIA ENTRADA: meia entrada conforme Decreto nº 8.537, que regulamenta a Lei n° 12.933, de 2013.- PROGRAMAÇÃO: Os organizadores reservam-se o direito de, com autonomia e liberdade, modificar a qualquer momento ou condição a programação pré-estabelecida, e as datas e horários do evento divulgados e impressos nos ingressos, especialmente em razão de força maior e/ou casos fortuitos.- ACESSO: Entrada permitida até 30 minutos após o início da sessão. Para os ingressos válidos somente para os shows, acesso a partir do horário da atração (verificar no ingresso). Após saída do evento em meio à programação, os ingressos perdem a validade, não dando direito a retornar ao evento.