EVENTO
Pontão do Lago Sul recebe exposição fotográfica em homenagem a Brasília
Bento Viana apresenta “Galerias Urbanas - #Monumento 61”, com trabalhos fotográficos que registram ícones da capital federal. O fotógrafo lança ainda, novo livro
O Pontão do Lago Sul recebe a exposição Galerias Urbanas - #Monumento 61, uma homenagem a Brasília pelos seus 57 anos. As 38 imagens surpreendentes da capital federal registradas pelo olhar do fotógrafo Bento Viana estarão disponíveis para visitação gratuita em uma galeria digital a céu aberto, nos espaços livres do Pontão, até 5 de junho. São 20 totens digitais posicionados em sequência para exibir o trabalho fotográfico, com telões alimentados por energia solar. Monumentos e traços que são ícones da cidade como a Torre de TV, a Ponte JK, as curvas das tesourinhas e a Catedral protagonizam um diálogo através de cores e formas, com o céu do cerrado como mais um atrativo. Nada mais pertinente que as imagens feitas sob a perspectiva do céu de Brasília, sejam contempladas pelos visitantes debaixo dele. Todas as imagens estão contidas no livro #Monumento 61, que será lançado por Bento Viana no dia 27 de abril, às 19 horas, durante solenidade de abertura oficial da exposição, em noite de autógrafos. Esta é a quarta exposição do fotógrafo ao ar livre. As fotos também podem ser conferidas na “hashtag” ou no perfil #Monumento 61 nas mídias sociais. A Torre de TV, a Ponte JK, as curvas das tesourinhas e a Catedral ganham a vista de um diálogo entre chão e céu diferente da formalidade padrão das fotografias aéreas. Lúcio Costa dizia que o céu é o mar de Brasília e foi navegando neste mar que Bento encontrou imagens novas para mostrar ao mundo, uma Brasília diferente e ainda não vista. Arte e acessibilidade, feita com sustentabilidade. Esses expositores já foram protagonistas de várias inaugurações pelo país, como as Olimpíadas e abarcaram importantes exposições no Rio e em São Paulo,Bento Viana lançou três livros sobre Brasília, são eles: “Brasília Iluminada”, “Brasília Seen From the Sky” e “Do Céu, Brasília”. Seu próximo, já em produção, será sobre o Rio de Janeiro. O trabalho de Bento ficou conhecido pela forma como ele trabalha com o ângulo, com o enquadramento, com a perspectiva e com a luz, capturada preferencialmente ao amanhecer e ao entardecer, relevando cores e tonalidades diferenciadas. Bento se tornou referência em fotografia, principalmente aérea, na capital.
Sobre Bento Viana
A paixão de Bento Viana pela capital já se concretizou em três livros sobre Brasília: “Brasília Iluminada”, “Brasília Seen From the Sky” e “Do Céu, Brasília”. Seu próximo, já em produção, será sobre o Rio de Janeiro. O fotógrafo tem como técnicas reconhecidas o trabalho diferenciado com o ângulo, com o enquadramento, com a perspectiva e com a luz, capturada preferencialmente ao amanhecer e ao entardecer, relevando cores e tonalidades diferenciadas. Por seus registros, Bento se tornou uma das principais referências em fotografia aérea no Distrito Federal.
|